-
Arquitetos: SV60 Arquitectos
- Área: 572 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Jesús Granada
Descrição enviada pela equipe de projeto. Partimos de uma habitação unifamiliar que se insere entre os muros dos edifícios vizinhos, com uma tipologia de casa pátio no bairro de San Lorenzo, no centro histórico de Sevilla, cuja construção original data do final do século XVIII, mas que passou por diversas obras e modificações em sucessivas épocas até a atualidade, datando a última de 1995.
As casas tradicionais da cidade histórica seguem um padrão típico, uma sucessão de vazios com funções diferentes: Corredor (para acesso do carro), pátio (distribuição e escadas) e quintal (pomar). A proposta baseia-se na redistribuição dos cômodos ao redor do pátio central, recuperando sua tipologia original, além de uma sucessão clara de vazios, luzes, sombras, alturas, materiais, etc.
A arquitetura proposta tenta refletir a vida contemporânea e, portanto, para expressar a autonomia da arquitetura com o máximo cuidado sobre o contexto espacial. O projeto foi concebido como uma arquitetura que liga as estruturas que foram construídas em diferentes períodos históricos.
Nossa proposta busca criar um novo personagem para o espaço interior e trazer-lhe um novo significado e mais vitalidade, e assim respeitar o caráter do meio ambiente através do uso cuidadoso de elementos da arquitetura local. Ele leva em conta as necessidades e limitações da casa existente, e organiza o programa e solução espacial em torno das condições do passado e do programa proposto.
As novas fachadas no pátio tentam refletir a densidade e a profundidade das paredes e fachadas de casas e antigos conventos de Sevilha.
Massa, vazio, luz, material. O tipo de percepção da arquitetura que estamos propondo tem principalmente esses valores intemporais.